Testemunhos
-
«(…) o orgulho não pode ser maior, sempre que nos referimos a ele [o Colégio santo André] como sendo a nossa escola secundária (…). A formação é exigente, rígida e envolve uma grande parte do nosso tempo e, por isso, uma coisa podemos garantir: saímos de lá muito bem preparados e com excelentes bases. Mas, toda esta fama e este prestígio não advêm somente do enorme esforço dos alunos. Escondidos atrás do topo dos rankings nacionais estão os profissionais que todos os dias dão um pouco mais de si e um pouco mais do seu tempo aos seus alunos. O esforço é sobretudo deles e é a vontade que têm de nos fazer os melhores que deve ser reconhecida, agradecida e admirada. Além disso, a sua empatia e capacidade de se relacionar com os seus alunos é notável (…). E hoje, é com orgulho que leio “Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa” todos os dias de manhã, lembrando cada um deles. Lembrando as pessoas que me ensinaram a “saber” e a “ser”.»
Joana Branco
-
«o meu percurso no Colégio Santo André foi um caminho de evolução e trabalho, não só da minha parte, mas também dos professores que me acompanharam (…). Contribuíram, para, desde o 10 ° ano, ter objetivos bem delineados e trabalhar sempre tendo em vista o curso que queria e a média que teria de obter (…). Ter um objetivo ajudou-me a focar desde início e fez com que a minha motivação fosse maior. (…) Sente-se que há uma preocupação genuína da parte dos professores com o nosso sucesso, mas sobretudo com a nossa felicidade. Foram os professores que me permitiram alcançar não só muito bons resultados, como adquirir competências que vão muito para além do que vem nos livros, que já se revelaram importantes na faculdade e que serão cruciais na minha vida futura, e por isso só lhes posso agradecer.» quick turnaround!
Catarina Pinheiro
-
«Claro que valeu a pena, pois se, por um lado, é verdade que foram alunos muito exigentes ao nível do trabalho a desenvolver com eles, não se pode deixar de frisar que foi graças ao seu esforço e dedicação que se conseguiu o 1.º lugar. Para além disso, o facto de todos termos acreditado no trabalho uns dos outros e nunca se ter desistido, antes pelo contrário, reforçando-se a vontade de atingir os objetivos, foi fulcral para o sucesso da disciplina nos exames nacionais [sobre o facto dos seus alunos de Matemática Aplicada às Ciências Sociais terem conseguido alcançar o 1.º lugar no Ranking elaborado pelo Ministério da Educação]»
Professora Ana Simões
-
«Os Professores do Colégio, sempre se mostraram disponíveis para responder às minhas questões, quer fosse durante, após ou até mesmo fora das aulas. (…) Nos anos mais “complicados” da vida escolar, os meus professores mostraram-se ainda mais prestáveis, aceitando-me em algumas aulas de apoio, mesmo quando não estava inscrito. Foi graças a eles que acabei por entrar no Quadro de Honra.»
Guilherme Patrão Lopes